Coimbra - Mudou o ano, mas a liderança a manteve-se.
No arranque da primeira jornada de 2023, a oitava a contar para o calendário da Liga, foi a chuva e o vento os maiores protagonistas do dia. Mesmo debaixo de grande intempérie, disputaram-se sete dos oito jogos agendados, tendo sido apenas adiado o Vasco da Gama com o Sangianense devido às condições do terreno.
O Seixo de Mira foi o primeiro a entrar em campo em 2023, antecipando o primeiro jogo da jornada para sábado. A equipa da casa recebeu o líder de Série, Alqueidão, que cedeu ao empate por duas bolas e vê a distância encurtada para o segundo classificado e seu rival direto Vila Nova de Anços.
Já na Série B, o também líder Candosa, foi colocado à prova em casa do segundo classificado, S. Pedro de Alva. Num jogo muito difícil e disputado debaixo de um mar de chuva, o empate a uma bola manteve-se quase até ao cair do pano, até que “Zé Messi” aos 81 minutos rematou para o fundo da baliza do Candosa e deu a vitória à equipa da casa os preciosos três pontos que valeram a igualdade pontual com o Candosa, que apesar disso mantêm a liderança do grupo devido à vantagem de golos marcados em relação aos sofridos.
A nona e última jornada da primeira volta disputa-se no próximo fim de semana.